Resultado do IDEB 2021 do estado de Roraima

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no SAEB ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

Enquanto os diversos países ao longo de uma década vêm se preparando no campo educacional, no Brasil, pouco se investe em educação. As médias demonstram essa realidade, não muito otimista devido a alguns estados que não estão fazendo investimentos adequados na área de educação. Ao observar as médias isoladas dos estados há um crescimento significativo, principalmente na região Sul e Sudeste, no entanto, quando analisamos no contexto geral, observa-se um retrocesso. É preciso um maior empenho dos Estados que não estão melhorando as médias no IDEB.

Este trabalho é especifico para o estado de Roraima, da região norte, um dos estados que precisa melhorar substancialmente a educação para atingir a meta nacional. O estudo está voltado para as redes de ensino: Estadual, Municipal, Pública e Privada. Primeiramente, faremos um paralelo entre os dados do Brasil em relação ao estado de Roraima, para saber como está a posição do estado no âmbito nacional, em seguida um comparativo entre as redes dentro do estado, apresentando os avanços/retrocessos de cada rede. Depois, apresentaremos tabelas sobre o IDEB de cada município do estado. E por fim, tabelas com as escolas das duas redes de ensino (Estadual e Municipal), com os respectivos IDEB e se a escola atingiu ou não a meta 2021.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o Livro