Resultado do IDEB 2017 no Estado de Roraima

Este trabalho não pretende apresentar um resultado fechado, ele está aberto para complementação e avaliação daqueles que venham a contribuir para melhorar o resultado do IDEB nas redes de ensino do estado de Roraima. No mesmo foi realizado um estudo tomando como comparações a Rede Estadual, Rede Pública e a Rede Privada. Analisando separadamente as três redes de ensino apresentamos a seguinte observação:

Rede Estadual

  • 5º Ano do Ensino Fundamental: desde 2009 vêm superando a sua meta no estado, em 2017 não participou da avaliação, caso o estado mantenha o mesmo ritmo, provavelmente alcançará a meta de 2021 – 5.7
  • 9º Ano do Ensino Fundamental: a rede estadual não apresenta boas perspectivas, pois desde 2011 não atinge a meta da sua rede de ensino, caso não estabeleça uma política séria na área da educação, provavelmente não alcance a meta estabelecida para 2021 – 5.2.
  • 3ª Série do Ensino Médio: os resultados não são otimistas, a nota de 2017 3.3, inferior a de 2009 3.3, ficando em -1.3 pontos percentuais com uma nota muito longe na meta estabelecida. Se não houver uma reorganização desta etapa de ensino, provavelmente a Rede Estadual não alcançará a meta estabelecida para 2021 – 5.1.

Rede Pública

  • 5º Ano do Ensino Fundamental: esta etapa apresenta uma melhora desde 2007, ciente que a maior clientela desta rede pertence à Rede Municipal, possivelmente alcançará a meta para esta etapa em 2021 – 5.8.
  • 9º Ano do Ensino Fundamental: nesta etapa mais de 90% da clientela pertence à Rede Estadual, assim o resultado é o mesmo da Rede Estadual.
  • 3ª Série do Ensino Médio: segundo o site do MEC/INEP “Não existem resultados para a série informada”.

Rede Privada

  • 5º Ano do Ensino Fundamental: ao longo dos anos a Rede Privada vem investindo nesta etapa, resultando em uma nota alta em 2017 7.1, igual a Meta Nacional, provavelmente esta rede venha a atingir a meta em 2021 – 7.6.
  • 9º Ano do Ensino Fundamental: as notas nos exames realizados não apresentam crescimento, estão estagnadas, sem perspectivas de melhoras. A diferença da nota e a meta em 2017 ficou em -1.2 pontos percentuais. O setor privado precisa urgentemente de investimentos nesta etapa para garantir uma educação de qualidade a sua clientela, caso contrário esta rede não atingirá a meta em 2021 – 7.6.
  • 3ª Série do Ensino Médio: o ensino médio vem tendo um tímido crescimento ao longo dos anos, caso não melhore esta realidade não atingirá a meta para 2021 – 6.4. É necessário fazer investimento na qualidade do ensino ofertado garantindo uma melhora nesta etapa para atender a sociedade roraimense que procura esta rede, com a intenção de dar uma melhor educação a seus filhos.

Diante do exposto o estado de Roraima, na Rede Estadual, precisa melhorar o ensino fundamental nos anos finais, qualificando os alunos para obter um melhor desempenho nesta etapa de ensino. Na etapa posterior, o ensino médio ao longo dos anos vem apresentando uma piora nas notas. Sem deixar de fora a Rede Privada que também precisa melhorar a qualificação dos seus profissionais para ofertar uma educação com qualidade.  Desta forma faz-se necessário uma política educacional voltada para a qualidade do ensino que possa garantir um ensino satisfatório a sociedade roraimense, pois mesmo que atinja a meta do estado em cada etapa, não atende a meta estabelecida pela Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico – OCDE para os países membros.

Damião Maximino

Baixe o Livro em PDF

Leave a Reply