Resultado da Avaliação Pisa em 2009

O estudo PISA (Programme for International Student Assessment) foi lançado pela OCDE, em 1997. Os resultados obtidos nesse estudo permitem monitorizar, de uma forma regular, os resultados dos sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos, no contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente.

O PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os conhecimentos que têm de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu currículo escolar
específico.

O PISA, foi projetado para ocorrer de três em três anos, avaliando competências nos domínios de Leitura, Matemática e Ciências, com ênfase em um domínio a cada aplicação, e concluindo um ciclo a cada três aplicações. Em 2000, primeira edição, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências.  Em 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com a ênfase novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, Matemática; e em 2015, Ciências, concluindo mais um ciclo do programa.

Em 2009, participaram do PISA, 65 países sendo: 34 países membros da OCDE e 31 países convidados. Mais quatro países foram aceitos como membros da OCDE: Chile, Eslovênia, Estônia e Israel.

Países participantes no PISA 2009

  • Países Membros da OCDE:
    • Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia.
  • Países Não Membros da OCDE:
    • Albânia, Argentina, Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Colômbia, Croácia, Dubai (EAU), Hong Kong (China), Indonésia, Jordânia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Macau (China), Montenegro, Panamá, Peru, Quirguistão, Romênia, Rússia, Sérvia, Singapura, Tailândia, Taiwan (China), Trinidad e Tobago, Tunísia, Uruguai, Xangai (China).

O Brasil na Avaliação do Pisa 2009

O país que obteve o melhor resultado, foi Xangai (China), em Leitura (556), Matemática (600) e Ciências (575). A situação do Brasil não foi muito confortável dos 65 países, ficou em Leitura no 53º lugar com 412 pontos, em Matemática no 57º lugar a frente apenas de 8 países (Colômbia, Albânia, Tunísia, Indonésia, Catar, Peru, Panamá e Quirguistão) e Ciências na 53º lugar. Conforme tabela ao lado.

 

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe a Planilha com o resultado do Pisa 2009

Leave a Reply