Resultado da Avaliação do Pisa em 2015

O objetivo do PISA é o de avaliar se os estudantes aos 15 anos adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para uma participação plena em sociedades modernas. Uma de suas principais características é a produção de indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica.

A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participantes estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na sociedade contemporânea. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O PISA, foi projetado para ocorrer de três em três anos, avaliando competências nos domínios de Leitura, Matemática e Ciências, com ênfase em um domínio a cada aplicação, e concluindo um ciclo a cada três aplicações. Em 2000, primeira edição, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências.  Em 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com a ênfase novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, Matemática; e em 2015, Ciências, concluindo mais um ciclo do programa.

Países participantes no PISA 2015

Em 2015, participaram do PISA, 70 países sendo: 35 países membros da OCDE e 35 países convidados. Mais um país foi aceito como membro da OCDE: Letônia.

  • Países Membros da OCDE:
    • Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia.
  • Países Não Membros da OCDE:
    • Albânia, Argélia, Argentina, Brasil, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Emirados Árabes, Geórgia, Hong Kong (China), Indonésia, Jordânia, Kosovo, Líbano, Lituânia, Macau (China), Macedônia, Malásia, Malta, Moldávia, Montenegro, Peru, República Dominicana, Romênia, Rússia, Singapura, Tailândia, Taipei, Trinidad e Tobago, Tunísia, Uruguai, Vietnã.

O Brasil na Avaliação do Pisa 2015

O país que obteve os melhores resultados, em 1º lugar nos três domínios (Ciências, Leitura e Matemática) foi Singapura, em Ciências (556), Leitura (535) e Matemática (564). O Brasil não consegue evoluir na Avaliação do Pisa diante os 65 países, ficou em Ciências no 63º lugar com 401 pontos, a frente apenas de 7 países (Peru, Tunísia, Líbano, Macedônia, Kosovo, Argélia e a Republica Dominicana), em Leitura no 59º lugar com 407 pontos e em Matemática no 65º lugar com 377 pontos. Conforme tabela ao lado.

Baixe a Planilha em PDF, com o Resultado do Pisa 2015

Leave a Reply