Resultado da Avaliação do Pisa em 2012

O PISA, sigla do Programme for International Student Assessment, traduzido em português com Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, é um programa internacional, criado em 1997, para realizar avaliação comparada desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país participante uma coordenação nacional. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O objetivo do PISA é o de avaliar se os estudantes aos 15 anos adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para uma participação plena em sociedades modernas. Uma de suas principais características é a produção de indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participantes estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

Em 2012, participaram do PISA, 65 países sendo: 34 países membros da OCDE e 31 países convidados. O PISA 2012 foi aplicado a cerca de 510 mil de estudantes de 15 anos.

Países Participantes no Pisa 2012

  • Países Membros da OCDE:
    • Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia.
  • Países Não Membros da OCDE:
    • Albânia, Argentina, Brasil, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Emirados Árabes, Hong Kong (China), Indonésia, Jordânia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Macau (China), Malásia, Montenegro, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia, Singapura, Tailândia, Taiwan (China), Tunísia, Uruguai, Vietnã, Xangai (China).

O Brasil na Avaliação do Pisa

O país que obteve os melhores resultados foi Xangai (China), em Matemática (613), Ciências (580) e Leitura (570). A situação do Brasil não foi muito confortável dos 65 países, ficou em Matemática no 58º lugar com 391 pontos, a frente apenas de 7 países (Tunísia, Argentina, Jordânia, Colômbia, Catar, Indonésia e Peru), em Ciências no 59º lugar com 405 pontos e em Leitura no 55º lugar com 410 pontos. Conforme tabela ao lado.

 

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe a Planilha em PDF, com o Resultado do Pisa 2012

Leave a Reply