Resultado da Avaliação do PISA 2000

O PISA, sigla do Programme for International Student Assessment, traduzido em português com Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, é um programa internacional, criado em 1997, para realizar avaliação comparada desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país participante uma coordenação nacional. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O objetivo do PISA é o de avaliar se os estudantes aos 15 anos adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para uma participação plena em sociedades modernas. Uma de suas principais características é a produção de indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participantes estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

O PISA 2000, ocorreu o primeiro ciclo do programa e teve como principal domínio de avaliação a Leitura. O estudo envolveu, então, cerca de 265 000 alunos de 15 anos de 32 países, 28 dos quais membros da OCDE, dois países membros ficaram de fora – Eslováquia e Turquia. No ano seguinte, o estudo foi repetido em mais 11 países, totalizando 43 países participantes.

Países participantes no PISA 2000

  • Países Membros da OCDE:
    • Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça.
  • Países Não Membros da OCDE:
    • Brasil, Letônia, Liechtenstein, Rússia.
    • Albânia, Argentina, Bulgária, Chile, Hong Kong (China), Indonésia, Israel, Macedônia, Romênia, Peru, Tailândia (estes 11 no ano seguinte).

O Brasil na avaliação do PISA 2000

O país que obteve o melhor resultado em Leitura, foi à Finlândia com 546 pontos; em Matemática a Holanda com 564 pontos e em Ciências a Coreia do Sul com 552 pontos. A situação do Brasil não foi muito confortável: em Leitura ficou na 39º posição, com 396 pontos; em Matemática, na 42º posição com 334 pontos e em Ciências, na 42º posição com 375 pontos, conforme o quadro ao lado.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino

Baixe o resultado do Pisa 2000 em PDF

 

 

Leave a Reply