Taxas de Rendimento Escolar 2018 do estado de Roraima

As taxas de rendimento são informadas pelas escolas, durante a segunda etapa do Censo Escolar. Elas revelam a situação dos alunos ao final do ano letivo de 2018: se foram aprovados ou reprovados, segundo os requisitos de avaliação de desempenho estabelecidos pela própria escola, ou se deixaram de frequentar a escola ao longo do ano letivo de 2018.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 10 de maio, e estão disponíveis para consulta com recortes nacional, por regiões, por unidade da federação, por município e por escola; segundo a localização (urbana ou rural), a dependência administrativa (Federal, Estadual, Municipal ou Privada), o nível de ensino (fundamental ou médio) e série/ano.

As taxas de rendimento são fundamentais para a verifi­cação e o acompanhamento por parte dos profissionais das redes de ensino (estados e municípios), mas, sobretudo pelas escolas. Além disso, são indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador de desempenho educacional divulgado a cada dois anos pelo Inep que combina as taxas de rendimento do Censo Escolar com o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Com este trabalho pretende-se analisar os dados através das quatro esferas, (Federal, Estadual, Municipal e Privada), e apresentar um resultado para o estado de Roraima, de uma forma didática e prática para melhor compreensão e analise dos mesmos. Diante os dados apresentados, espero que este trabalho possa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no estado de Roraima.

Leave a Reply