Municípios

Breve História dos municípios de Roraima

MunicípiosAlto Alegre

Nasceu do pioneirismo do maranhense Pedro Costa, do qual buscou áreas agricultáveis no interior do município para trabalhar e as encontrou na Mata geral, local que começa na margem esquerda do rio Mucajaí.

Foi criado pela Lei Federal Nº 7.009, de 12 julhos de 1982. O território do município de Alto Alegre foi desmembrado do município da Capital do Estado.

MunicípiosAmajari

Em 1975 chegou por ali o primeiro morador senhor Brasil. Posteriormente passou a se chamar Vila Brasil. Em 17 de outubro de 1995, através da lei nº 097, o município foi criado com terras desmembradas do município da Capital do Estado.

bonfimBonfim

O primeiro povoado surgiu ainda no século XIX, e seu nome é uma homenagem à Nossa Senhora do Bonfim. Depois de vários ciclos comerciais com a cidade de Lethem, na fronteira da República Cooperativista da Guiana.

O município foi criado pela Lei Federal Nº 7.009 de 1 de julho de 1982, com terras desmembradas do município da capital do estado.

MunicípiosCantá

No início da década de 1950, foi criada através da Divisão de Produção Terras e Colonização (DPTC) a Colônia Brás de Aguiar que tinha como objetivo produzir gêneros alimentícios para o mercado consumidor de Boa Vista. É importante citar que antes disso toda região da serra do Cantá era habitada por índios. O município foi criado a partir da Lei nº 009, de 17 de outubro de 1995 com terras dos municípios de Bonfim e Caracaraí.

MunicípiosCaracaraí

Nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a Boca da estrada, onde iniciam-se as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados ao matadouro de Manaus.

Mercadorias vindas de Manaus e com destino a Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar.

O município foi criado pela Lei Federal Nº 2.795 de 28 de maio de 1955, com terras desmembradas do município da Capital.

MunicípiosCaroebe

O município foi criado pela Lei nº 082, de 4 de novembro de 1994, em terras desmembradas do município de São João da Baliza. Sua instalação se deu em 1997.

MunicípiosIracema

O município foi criado a partir de terras desmembradas de Mucajaí, onde se localiza a sede municipal, e Caracaraí.

Foi criado pela Lei Estadual Nº 83, de 4 de novembro de 1994.

MunicípiosMucajaí

A cidade é originária da antiga colônia agrícola do Mucajaí, fundada a 1951, nomeada de Colônia Agrícola Fernando Costa.

Foi criado pela Lei Federal Nº 7.009, de julho de 1982, com terras desmembradas da Capital do Estado.

Normandia

O nome do município é uma homenagem à região da Normandia (na França), terra do fugitivo Papillon. Este homem foi condenado a cumprir pena na prisão de segurança máxima na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa.

Contudo, ele conseguiu fugir. E estabeleceu-se em Normandia para viver.

Foi criado pela Lei Federal Nº 7.009, de julho de 1982, com terras desmembradas do município da Capital do Estado.

Pacaraima

A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército Brasileiro, originando-se em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país. Também é de se destacar a implantação de um Pelotão Especial de Fronteira na região.

Pacaraima foi emancipada em 17 de outubro de 1995, sendo o município formado por desmembramento de Boa Vista, capital do estado. A sede municipal funciona até hoje como entreposto comercial, atraindo diversos compradores de bens de consumo básico do município vizinho.

Rorainópolis

O município foi criado em 1995 com terras desmembradas dos municípios de São Luiz, onde se localiza a sede municipal, e São João da Baliza. Possui a segunda maior população do estado.

A cidade foi criada com a instalação de uma sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), às margens da BR-174, a mais importante do Estado, isso na década de 1970. O INCRA implantou um programa para distribuir terras, isso atraiu pessoas de todo o Brasil.

São João da Baliza

O nome do município relaciona-se à construção da BR-210 (Perimetral Norte). João Pereira (um dos pioneiros na construção da estrada) perdeu uma baliza do serviço de topografia em um igarapé próximo a onde hoje situa-se a sede. Daí o lugar herdou este nome.

Foi criada pela Lei Federal Nº 7.009, de 1º de julho de 1982, com terras desmembradas de Caracaraí.

MunicípiosSão Luiz

O nome do município relaciona-se ao rio Anauá e à capital do Maranhão (São Luís), formando “São Luís do Anauá” (embora tenha sido registrado apenas como São Luiz

Foi criado pela Lei Federal nº 7.009, de julho de 1982, com terras desmembradas do município de Caracaraí. É o menos extenso do estado, localizando-se no sudeste roraimense.

MunicípiosUiramutã

Criado pela lei nº 098 de 17 de outubro de 1995, com terras desmembradas dos municípios de Normandia, onde se localiza a sede municipal, e da Capital do Estado.O município do Uiramutã é o ponto mais setentrional do Brasil. O seu nome designa -local de espera de aves. Conta-nos a história que o seu primeiro habitante foi Severino Pereira da Silva, conhecido como Severino Mineiro, que ergueu ali a primeira casa. Paraibano de nascimento, explorou muitos garimpos em Roraima, o que lhe originou o apelido. Em 1911, expulsou a bala colonos britânicos interessados no ouro; na luta, perdeu seu filho, Vítor. Era também um sonhador, tocava viola e violão, e fabricava sapatos e roupas para uso da família.

Referências Bibliográficas

FREITAS, Aimberê. Estudos Sociais – RORAIMA: Geografia e História. 1ª ed. São Paulo: Corprint Gráfica e Editora Ltda., 1998. 83 p. ISBN 34523432.

Um forte e grande abraço

Damião Maximino