Este trabalho é especifico para o estado de Roraima, da região norte, um dos estados que precisa melhorar substancialmente a educação para atingir a média Brasil. O estudo está voltado para as redes de ensino: Estadual, Municipal e Privada. Primeiramente, faremos um paralelo entre os dados do Brasil em relação ao estado de Roraima, para saber como está a posição do estado no âmbito nacional, em seguida um comparativo entre as redes dentro do estado, apresentando os avanços/retrocessos de cada rede. Depois, apresentaremos tabelas sobre o IDEB de cada município do estado. Em seguida, relação das escolas com que participaram de todos os IDEB (2005/2023), com ranking por escolas. E por fim, tabelas com as escolas das duas redes de ensino Estadual e Municipal, com os respectivos IDEB e se a escola avançou ou regrediu no IDEB 2023.
A rede Estadual de Ensino do estado de Roraima nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não participou da avaliação do SAEB, como resultado deixou de aferir a média do IDEB 2023. Nos Anos Finais do Ensino obteve média (4,2), -0,7 pontos percentuais abaixo da média do Brasil (4,9), ocupa a 10ª posição no ranking nacional. No Ensino Médio, com média de (3,6), ficou em -0,5 pontos percentuais abaixo da média Brasil (4,1), ocupa a 12ª posição no ranking nacional, ficando na frente apenas de dois estados: Rio de Janeiro (3,3), Rio Grande do Norte (3,2).
Na Rede Municipal nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em 2023, não foram publicados no site do MEC/INEP.
A Rede Privada no Anos Iniciais do Ensino Fundamental com média de (6,9), uma melhora de 0,1 ponto percentual em relação à média 2021 (6,8), porém, abaixo da média Brasil (7,2), em -0,3 pontos percentuais, ficou na 10ª posição no ranking nacional. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental com média (5,9), com média igual a de 2013 (5,9), e inferior em -0,6 pontos percentuais em relação a média anterior 2021 (6,5), e abaixo da média Brasil (6,3) em -0,4 pontos percentuais. No Ensino Médio obteve média (5,3), abaixo da média 2021 (5,7), em -0,4 pontos percentuais e inferior à média Brasil em -0,3 pontos percentuais, ocupa a 8ª posição no ranking nacional.
No comparativo entre as redes de ensino Estadual e Privada no estado de Roraima, a Rede Estadual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, não houve avaliação nessa modalidade enquanto a Rede Privada com média (6,9), não podemos ter uma comparação entres as duas redes. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental a rede Estadual com média (4,2) e a Privada com média (5,9), mesmo com uma queda em relação a 2021 (6,5), e superando a Estadual em 1,7 pontos percentuais. No Ensino Médio na rede Estadual, com média (3,6) e privada com (5,3), novamente, a rede Privada superando a Estadual em 1,7 pontos percentuais.
Resumindo as etapas finais do Ensino Fundamental e do Ensino Média da rede Estadual, precisam melhorar o ensino em relação a rede Privada do Estado de Roraima.
Um forte e grande abraço
Damião Maximino