O PISA, sigla do Programme for International Student Assessment, traduzido em português com Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, é um programa internacional, criado em 1997, para realizar avaliação comparada desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país participante uma coordenação nacional. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O objetivo do PISA é o de avaliar se os estudantes aos 15 anos adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para uma participação plena em sociedades modernas. Uma de suas principais características é a produção de indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participantes estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
Em 2006, o foco foi Ciências, participaram do PISA, além dos 30 países membros da OCDE, 27 países convidados, entre eles cinco sul-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. No total, o PISA 2006 foi aplicado a cerca de 400 mil de estudantes de 15 anos, representando um universo de aproximadamente 20 milhões de estudantes de 57 países que, em conjunto, representam quase 90% da economia mundial.
Países participantes no PISA 2006.
- Países Membros da OCDE:
- Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia.
- Países Não Membros da OCDE:
- Argentina, Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Catar, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Estônia, Hong Kong (China), Indonésia, Israel, Jordânia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Macau (China), Montenegro, Quirguistão, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia, Taiwan (China), Tunísia, Uruguai.
O Brasil da Avaliação do Pisa 2006
O país que obteve o melhor resultado em Ciências, foi Finlândia com 563 pontos; em Leitura a Coreia do Sul com 556 pontos e em Matemática Taiwan (China) com 549 pontos. A situação do Brasil não foi muito confortável: em Ciências na 52ª posição com 390 pontos; em Leitura, na 48ª posição com 393 pontos e em Matemática, na 53ª posição com 390 pontos. conforme tabela ao lado.