Resultado do Ideb 2013 no estado de Roraima

O IDEB é calculado a partir do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo Governo Federal a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para o país é obter a nota 6,0, elevando o Brasil a categoria dos países desenvolvidos.

O estado de  Roraima precisa com urgência melhorar substancialmente a educação para atingir a meta nacional do Ideb. Porém desde que foi implantado em 2005, as notas do Ideb no estado não apresentam resultados otimistas.

A rede estadual de ensino no estado de Roraima

A rede estadual, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente, obteve a nota do Ideb de 4,8 e 3,5, e no Ensino Médio a nota 3,2, ficou no ranking nacional, na 16ª posição nos anos iniciais, 19ª posição nos anos finais do Ensino Fundamental e na 15ª posição no Ensino Médio. Quanto à meta no estado, a rede estadual caiu nas duas etapas de ensino. No Ensino Fundamental – anos inicias em -0,2 negativos, anos finais em -0,6 abaixo da meta e no Ensino Médio em -0,2 pontos percentuais negativos em relação à meta 2013.

A rede privada de ensino no estado de Roraima

Ao contrario da rede estadual, a privada apresenta um melhor quadro na educação, no Ensino Fundamental anos iniciais obteve nota do Ideb de 6,8, 2,0 pontos percentuais acima da rede estadual, nos anos finais nota de 5,9, um avanço significativo em 2,4 percentuais positivo em relação à rede estadual, e no Ensino Médio nota de 5,3, também acima da rede estadual. Mesmo com notas bastante acima das notas da rede estadual, ficou abaixo da meta nos anos iniciais em -0,1 negativo, uma queda grande nos anos finais do Ensino fundamental de -0,9 negativos e no Ensino Médio atingiu a meta.

Confira o resultado do Ideb 2013, baixe o arquivo em PDF

Leave a Reply